Receita alerta contribuintes para carta falsa recebida via Correios

06-03-2011 12:57

 

SÃO PAULO - A Receita Federal do Brasil emitiu comunicado no qual alerta os contribuintes para ficarem atentos com possíveis cartas solicitando ou os intimando a regularizarem dados cadastrais.

De acordo com o órgão, é comum no período de entrega de declarações do Imposto de Renda o excesso de tentativas de fraudes para tentar extrair dados fiscais ou bancários dos cidadãos.

Serviços

Os contribuintes que precisarem fazer alterações, regularizações e consultas cadastrais devem utilizar o site da Receita Federal (www.receita.fazenda.gov.br), através do portal chamado e-CAC, o Centro Virtual de Atendimento da Receita, onde os serviços são utilizados apenas pelo contribuinte ou seus procuradores. Para utilizar o e-CAC, é necessário gerar um código de acesso ou possuir um certificado digital.

Caso o contribuinte não consiga utilizar os serviços virtuais, ele deve procurar uma Central de Atendimento ao Contribuinte nas unidades da Receita Federal. Somente dessas duas maneiras são feitas as alterações ou regularizações cadastrais no banco de dados da Receita Federal do Brasil.

Cuidados

As orientações da Receita não se limitam apenas ao campo físico. De acordo com o órgão, quem recebe uma mensagem on-line sem autorização não deve respondê-la. Existe a possibilidade de os dados do receptor serem roubados pelo hacker.

Ao receber uma mensagem do tipo, o contribuinte deve deletá-la instantaneamente. A orientação é para que o usuário não acesse links ou mensagens escritas com 'clique aqui'.

Além das orientações já descritas, o internauta não deve abrir arquivos anexados. De acordo com a assessoria de imprensa da Receita Federal, os arquivos podem causar danos ao computador ou roubar informações confidenciais de seu usuário.