Plano de negócios: saiba o que o investidor espera da sua empresa

01-03-2011 09:58

 

Tudo começa com um nicho de mercado, um oportunidade inexplorada: algo que ninguém faz ou produz, mas que pode vir a ser um produto ou serviço útil na vida das pessoas ou das empresas, cuja ideia saiu da sua cabeça. Depois vêm as etapas seguintes, como uma elaborada pesquisa de mercado, viabilidade financeira, e então... uma hora vai ser necessário redigir um plano de negócios completo, seja para orientação, seja para atrair investimentos.

 

Para qualquer ação empresarial que envolva finanças, será necessário apresentar o plano de negócios da sua empresa. Todas as pessoas que vão se envolver na vida financeira da sua empresa precisam conhecer o plano de negócios que foi traçado. É o que afirma o consultor José Arnaldo Deutscher, autor do livro "Plano de negócios: um guia prático", lançado pela Editora FGV.

 

Segundo Deutscher, existem 4 pontos que devem ficar bem claros para o investidor ou gestor financeiro da sua empresa. Todos eles devem constar no sumário executivo do seu plano de negócios.

 

1. Descrição da oportunidade

 

Para ele, as oportunidades surgem de grandes rupturas que ocorrem na história da humanidade. Na visão de Deutscher, "hoje podemos identificar 3 grandes rupturas: a digital, a genética e a demográfica. Todas as oportunidades e demandas surgem a partir dessas três rupturas".

 

Exemplificando: há até pouco tempo atrás, o desenvolvimento de softwares e o domínio de linguagens de programação eram quase exclusivos das academias ou das grandes corporações. Hoje, qualquer um que tenha interesse pode aprender sobre programação em cursos técnicos ou mesmo pela internet, e desenvolver aplicativos diversos para dispositivos eletrônicos de última geração, como smartphones, e comercializar tais aplicativos. Se tudo der certo, você pode até abrir uma start-up do ramo de TI.

 

2. Competências para gerir a oportunidade

 

Não basta ser iluminado e ter a ideia. É necessário saber gerir o negócio e mostrar que você tem as qualidades e requisitos necessários para estar à frente de um empreendimento promissor.

 

3. Proposta de valor interessante

 

O modelo de negócio apresentado deve agradar ambas as partes. Eventualmente o gestor financeiro ou investidor poderá sugerir alterações na proposta de valor. Aqui vale a sua habilidade de negociador.

 

4. Plano financeiro consistente

 

O investidor interessado precisa saber o que vai ganhar ao investir no seu produto. No mundo concorrido em que vivemos, não é aceitável confiar recursos em algo que não dê o retorno esperado ou prometido.

 

Para quem se interessar em como fazer um detalhado plano de negócios, o Sebrae fornece gratuitamente uma apostila no formato .pdf, que esclarece as etapas passo a passo, didaticamente.