Consultor responde perguntas sobre despesas médicas

01-03-2011 09:49

 

1) Despesas de mensalidade com plano de saúde podem ser deduzidas? Existe limite? (Nilton)
Resposta:
Sim. As despesas pagas a planos de saúde podem ser deduzidas na Declaração de Ajuste Anual e não há limite para dedução. Informe na ficha “Pagamentos e Doações”, item 26 - Plano de Saúde no Brasil, o nome, CNPJ da operadora e o total das despesas pagas no ano.

2) Pago o seguro médico meu e de meu marido. Fazemos declarações em separado. Posso declarar a metade do seguro médico que eu pago? (Soely Ferraro)
Resposta: Não. As despesas com plano de saúde dedutíveis restringem-se aos pagamentos efetuados pelo contribuinte para o seu próprio tratamento ou o de seus dependentes relacionados na Declaração de Ajuste Anual.

3) Tenho plano de saúde, porém realizo consultas com médico não credenciado. O plano de saúde me reembolsa no valor da tabela e não no valor que efetuei o pagamento. Por exemplo, paguei pela consulta R$ 100,00, porém o plano só me reembolsou R$ 50,00. Posso declarar para dedução esta diferença? (Alexandre Fernandes)
Resposta:
Se o reembolso for parcial, o valor a ser lançado como despesa médica é a diferença entre o valor gasto e o reembolsado. Na Relação de Pagamentos e Doações Efetuados da declaração deve sempre ser informado o valor total da despesa paga e como parcela não dedutível, o valor reembolsado.

4) Gasto com vacinas que não são encontradas na rede pública podem ser descontados no IR? (Richardson)
Resposta:
Os gastos com vacinas não são dedutíveis para o imposto de renda.

5) Gastos com medicamentos podem ser deduzidos no IR? (Júnior)
Resposta:
Os gastos com medicamentos não são dedutíveis, a não ser que integrem a conta emitida pelo estabelecimento hospitalar.